"Os anjos nos invejam de uma só coisa: que eles não podem sofrer" - Pe. Pio

Salve Maria,

Aqui vemos que o Anjo não nos livra da Cruz, mas sente e compadece conosco. Mas também se alegra com nossas dores, enquanto as aceitamos dignamente para a glória de DEUS. Outra vez quando o Padre Pio foi muito atacado pelos demônios, o Anjo lhe disse: 
Agradece a Jesus por te estar tratando como a um escolhido para subir o caminho escarpado para o Calvário. Alma confiada por Jesus aos meus cuidados, eu guardo com alegria e profunda comoção este comportamento de Jesus contigo. Acaso pensas que estaria tão feliz se não te visse tão maltratado? Eu, que em santo amor desejo teu bem, começo a jubilar mais e mais ao ver-te neste estado. Jesus permite estes assaltos do diabo porque Sua compaixão te faz querido a Ele e Ele quer que te pareças com ELE no deserto, no Jardim (das Oliveiras) e na Cruz” (Ibid., 330–331).

Isso combina muito bem com o que o Padre Pio disse uma vez: “Os Anjos nos invejam de uma só coisa: que eles não podem sofrer por DEUS” (Send me your Angel, 65).

Queremos nos deixar inspirar por este grande Santo e pôr em prática os seus conselhos a respeito dos Anjos. E mesmo que ele não viva mais e, por isso, não possamos enviar mais os nossos Anjos da Guarda a San Giovanni Rotondo, não quer dizer que acabou a grande ajuda deste grandioso Santo. Muito mais podemos enviar agora os nossos Anjos da Guarda para o Padre Pio no céu, confiando que ele tem agora ainda mais poder para nos ajudar.
____________

Explicando a Missa Tridentina - Patena Coberta


Salve Maria,



O diácono sustenta a patena diante de si, estando esta coberta pelo véu umeral. Significado: A patena fica velada significando o Antigo Testamento, adiante do diácono está o sacerdote com o VERBO INCARNADO em suas mãos, atualizando o Sacrifício da Nova e Eterna Aliança.
____________

Quando o Papa reza três vezes”: Rito de canonização é modificado

Salve Maria,

No próximo domingo, 21 de outubro, será celebrada, na Praça de São Pedro, a canonização de sete novos santos, um dos acontecimentos importantes do ano da Fé que está sendo vivido pela Igreja. Além disso, nessa ocasião, o Santo Padre utilizará pela primeira vez um novo Rito para as cerimônias de canonização, preparado pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, que realiza algumas modificações no ritual até então vigente e recupera alguns signos do rito antigo. Apresentamos a nossa tradução da entrevista que Mons. Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, concedeu ao L’Osservatore Romano.

************

Então, o rito de canonização já não será realizado durante a celebração eucarística?

Exatamente como já ocorreu, por outro lado, para os outros ritos: pensemos no rito do Resurrexit, ou domingo de Páscoa; no consistório para a criação de novos cardeais, a partir do último dia 18 de fevereiro; e na benção e imposição dos pálios aos arcebispos metropolitanos, na recente solenidade dos santos Pedro e Paulo.

Qual é o motivo de fundo?

Evitar que dentro da celebração eucarística estejam presentes elementos que não pertencem estritamente à mesma, mantendo assim intacta a unidade, como é pedido pela Constituição conciliar sobre a sagrada liturgia Sacrosanctum Concilium. Além disso, não se trata de modificar uma tradição consolidada, mas sim uma prática recente. A canonização é fundamentalmente um ato canônico, no qual estão envolvidos o munus docendi e o munus regendi. O munus santificandi entra em cena em um segundo momento e está constituído pelo ato de culto que segue a canonização.

Em poucas palavras, para dizê-lo com o documento do Vaticano II citado pelo senhor, “sã tradição e legítimo progresso”?

Certamente, se bem que, neste caso específico, a renovação do rito de canonização se insere na esteira do caminho iniciado por Bento XVI em 2005. Foi então que a Congregação para as Causas dos Santos, comunicada no dia 29 de setembro, dispôs – logo após as conclusões do estudo das razões teológicas e das exigências pastorais sobre os ritos de beatificação e canonização aprovados pelo Santo Padre – que a canonização continuaria sendo presidida pelo Pontífice em São Pedro, enquanto a beatificação seria celebrada por um representante dele, normalmente, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, na diocese interessada. A canonização, de fato, é uma sentença definitiva, com a qual o Sumo Pontífice decreta que um servo de Deus, já incluído entre os beatos, será incluído no catálogo dos santos e será venerado na Igreja universal com o culto devido a todos os canonizados. Trata-se, portanto, de um ato preceptivo e universal. A autoridade exercida pelo Papa na sentença de canonização será agora, todavia, mais visível através de alguns elementos rituais.

Além da mudança de lugar do Rito, que ocorrerá inteiramente antes do início da Missa, quais são esses elementos rituais?

Em primeiro lugar, o triplo pedido, durante o qual o cardeal Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos se dirigirá ao Santo Padre para pedir-lhe que proceda à canonização dos sete beatos. Portanto, recupera-se, se bem que de forma renovada, a antiga tradição segundo a qual o Papa reza com insistência para pedir a ajuda do Senhor na realização do importante ato. Em particular, em resposta à segunda petição, ele invocará o Espírito Santo e, depois de tal invocação, será entoado o hino Veni Creator. Em segundo lugar, o canto Te Deum, presente no Rito de canonização até 1969, acompanhará a colocação e a veneração das relíquias dos novos santos.

Com relação à procissão com as relíquias dos novos santos, está prevista alguma outra modificação?

A habitual procissão fará uma breve parada em frente ao Santo Padre que, assim, poderá venerar as relíquias. Uma vez que sejam colocadas perante o altar, as relíquias serão incensadas pelo diácono.

A revisão do rito de canonização, como já ocorreu com outros ritos, comporta também uma simplificação?

Diria que sim. E também esse é um aspecto importante do rito renovado, junto aquele de sua reforma em continuidade harmônica com uma tradição já secular. Deste modo, é possível realizar o “esplendor da nobre simplicidade” auspiciado pelo Concílio Vaticano II. As ladainhas os santos acompanharão a procissão inicial, resultando antecipadas com relação à praxis atual. Ocorria assim durante o pontificado de Pio XII, a partir de 1946. Serão também omitidas as biografias dos novos santos por parte do Prefeito, dado que o Santo Padre, como é costume, as apresentará brevemente durante a homilia. Não está já previsto, finalmente, a saudação pessoal do Pontífice por parte dos postuladores, que poderão encontrá-lo brevemente depois da Missa, na sacristia da basílica Vaticana.
____________
Fonte: L’Osservatore Romano
Tradução para Espanhol: La Buhardilla de Jerónimo
Tradução para Português: Fratres in Unum.com

Coroação de Nossa Senhora...

Salve Maria,

Para fechar com chave de ouro a nossa pequena série de postagens em Honra à Nossa Mãe, trago abaixo um vídeo da Coroação de Nossa Senhora Aparecida do Bairro Bom Retiro - Joinville - SC. 



Salve a Rainha do Brasil!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Viva a Mãe de Deus e Nossa!

Salve Maria,

Como hoje é o dia da Nossa Mãe, trago também uma música em sua honra cantada pelos nossos irmãos    Arautos do Evangelho que é bastante conhecida nas Capelas de todo o Brasil.....


Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Dai-nos a bênção, oh Mãe querida.

Salve Maria,

Nada como nesse dia alegre e festivo para todos nós brasileiros, como pedir a bênção de Nossa Senhora em grande estilo! Assistam e peçam também essa bênção, pois tenham certeza de que Nossa Mãe não nos negará.



Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Homenagem à Nossa Senhora - por Giulia Soncini

Salve Maria,
 
Hoje é dia de Festa. A Igreja Católica em todo o Brasil comemora hoje o dia da nossa padroeira: a tão amada NOSSA SENHORA APARECIDA.
 
Com o coração palpitante de alegria, trago para vocês uma emocionante homenagem à Nossa Mãe, feita pela Ana Giulia, no ano de 2011, no Santuário Nacional de Aparecida (por ocasião da Festa da Padroeira).
 

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Salve Maria,

É com alegria que trago abaixo a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.


Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas desejando participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos a língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos servos. Acolhei-nos debaixo da vossa proteção.

Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, a bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
Amém.
____________

Nossa Senhora Aparecida - Milagres

Salve Maria,

Hoje, no 2º dia da nossa pequena série de postagens em Honra à Nossa Senhora Aparecida trouxemos alguns dos mais famosos milagres acontecidos através da Intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

As graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora Aparecida têm trazido esperança e alento a um número elevado de pessoas. Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à padroeira do Brasil. Veja alguns abaixo, extraídos do livro “A maravilhosa história e os milagres de Nossa Senhora Aparecida”:

O encontro milagroso

Depois de muitos lances, João Alves, ao recolher sua rede, percebeu que ela havia apanhado alguma coisa. Surpresos, os três pescadores viram que se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, da qual faltava a cabeça. Tornando a lançar a rede um pouco mais abaixo, o mesmo pescador recolheu a cabeça da imagem, o que deixou a todos maravilhados. Logo reconheceram que se tratava de uma representação de Nossa Senhora da Conceição, pois a Virgem calçava a lua debaixo dos pés. Esta invocação glorifica a Virgem Santíssima enquanto concebida sem o pecado original. Escolhida para ser a Mãe do Salvador, foi Ela preservada da mancha original, pelos méritos antecipados de seu divino Filho, Jesus Cristo.

Pela primeira vez, era vista e reverenciada a imagem daquela que mais tarde seria proclamada Rainha e Padroeira do Brasil. Como outrora na Palestina a presença de Nosso Senhor na barca de Pedro fez com que a pescaria, até então infrutífera, se tornasse tão abundante que a barca quase afundasse (São Lucas 5, 3-11), também a presença dos pescadores brasileiros operou o mesmo milagre: a partir do encontro da imagenzinha, seus barcos transbordaram de peixes.

A libertação do escravo Zacarias

Um milagre espetacular, que muito contribuiu para a divulgação da devoção à Senhora Aparecida, foi o acontecido com o escravo Zacarias. Ele havia fugido de uma fazenda no Paraná e foi capturado no Vale do Paraíba. Estava sendo levado de volta, preso por correntes e argolas em torno dos pulsos e do pescoço, quando passaram perto da capelinha da Aparecida. Zacarias, cheio de confiança no poder e na bondade de Nossa Mãe do Céu, pediu para rezar diante de sua imagem. Rezou com tanta fé, que as argolas e a corrente lhe caíram milagrosamente aos pés! Seu senhor, quando soube do milagre, deu-lhe logo a liberdade. Zacarias tornou-se um dos maiores devotos da Senhora Aparecida e um entusiasmado propagador da devoção a Ela.

O sacrilégio punido

Após a Independência do Brasil, a devoção à Nossa Senhora Aparecida foi crescendo cada vez mais. Porém, o ódio dos maus também aumentava. Um homem sem fé e inimigo da religião veio de Cuiabá (MT) com a intenção de entrar à cavalo na igreja e derrubar a milagrosa imagem. A Virgem, porém, não permitiu o sacrilégio: as patas do cavalo ficaram presas nas pedras da escadaria. Até hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras, gravada numa pedra que se conserva na Sala dos Milagres da Basílica Nova.

A cura da menina cega

Entre os inúmeros prodígios realizados pela Senhora Aparecida, em tempos antigos, está a cura de uma menina cega de nascença, que aconteceu em 1874. Dona Gertrudes Vaz morava com sua filha em Jaboticabal, no interior de São Paulo. Um irmão dela, chamado Malaquias, ia sempre em peregrinação a Aparecida e, depois, contava para a sobrinha os milagres que ali se operavam. A menina pedia à mãe para irem também em peregrinação. Mas como eram muito pobres, não tinham recursos para a longa viagem.

Confiando, porém, na Virgem Aparecida, elas se puseram um dia a caminho, pedindo esmolas para se manterem. Depois de semanas de viagem, ao chegarem próximo de Aparecida, de repente, a menina, que era cega de nascimento, exclama com simplicidade: – Olha mãe! Aquilo não será a igreja de Nossa Senhora Aparecida? Muito emocionada, a mãe pergunta: – Então, minha filha, você está enxergando? – Perfeitamente, mamãe! – respondeu a menina.

O pequeno mendigo paralítico

Um menino de 10 a 11 anos, quase paralítico, foi a Queluz (SP), durante a renovação da missão dos Missionários Redentoristas para pedir esmolas. Um dos missionários, com a esmola, deu-lhe o conselho de fazer uma novena a Nossa Senhora Aparecida. O pequeno seguiu o conselho e após alguns dias, estava andando livremente. Foi até Aparecida cumprir sua promessa.

Salvo de ser esmagado por um bonde

No dia 29 de outubro de 1920, o menino José, de três anos de idade, estava passeando com o seu pai, Sr. João Sebe, nas ruas de Aparecida. De repente, a criança foi atropelado por um bonde da Companhia Luz e Força, ficando debaixo dele. Nesse momento aflitivo, foi invocada Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Santuário, onde aconteceu desastre. Com grande admiração de todas as pessoas presentes, o menino foi tirado debaixo do bonde entre as rodas, são e salvo, apenas com leve arranhadura.
____________

Nossa Senhora Aparecida - História

Salve Maria,

É com muita alegria e devoção que o nosso iniciamos hoje uma pequena série de postagens em Homenagem    à Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Padroeira do Brasil.

Para iniciarmos, segue a história da aparição de Nossa Senhora em Aparecida (vídeo e texto).


Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número
de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!
____________
Fonte: Santo do dia - CN

Festa dos Santos Anjos da Guarda

Salve Maria,

É com alegria que hoje a Igreja Celebra a FESTA DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA.

“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei”. (Êxodo 23, 20).

Este dia é consagrado pela Igreja ao culto dos Santos Anjos da Guarda. Deus, em sua misericórdia, atribuiu a cada homem um Anjo, que o acompanha em todos os passos da vida, reza por ele, protege-o contra os perigos do corpo e da alma. Infelizmente, a maior parte dos homens não se beneficia devidamente desse celeste protetor. Rezemos a cada dia, ao nosso Anjo da Guarda, a tradicional oração.

Muitas pessoas pensam que anjos da guarda é só uma fantasia de pais, que querem iludir seus filhos. Quando uma criança cresce pensa que o Santo Anjo protetor é só uma farça. O mundo esqueceu-se de seus Anjos da Guarda e não mais rezam a ele. Ele é que leva as nossas orações a Deus, é o nosso eterno protetor, pois é sua missão designada pelo próprio Deus.


Celebração católica do Anjo da Guarda

A celebração dedicada aos Anjos da Guarda surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data fixada foi 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel. Em 1670, o papa Clemente X dedicou o dia 2 de outubro à festa do Anjo da Guarda particular de cada pessoa.


Oração do Anjo da Guarda

Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O Dia do Anjo da Guarda é comemorado no dia 2 de outubro.

Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afectos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.

Essa é a oração tradicional católica Santo Anjo:

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. 
Amem.

____________

Começa no Vaticano julgamento de ex-mordomo de Bento XVI

Salve Maria,

Começou ontem o julgamento do ex-mordomo de Sua Santidade o Papa Bento XVI. Segue abaixo reportagem.

************

Paolo Gabriele é acusado de roubar e difundir documentos de Bento XVI. Se condenado, mordomo pode pegar até quatro anos de prisão.
 
Paolo Gabriele, à direita, durante o primeiro
dia do julgamento (Foto: AFP/L'Osservatore Romano)
O julgamento de Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa, e do técnico em informática do Vaticano, Claudio Sciarpelletti, pelo roubo e difusão de centenas de documentos de Bento XVI começou neste sábado (29) no Vaticano, em meio a uma grande expectativa.

Gabriele está presente nesta primeira audiência, que não tem tempo de duração definida, assim como todo o julgamento. O presidente do Tribunal é Giuseppe della Torre, e também fazem parte do processo os juízes Paolo Papanti Pelletier e Venerando Marano.

O promotor do Vaticano é Nicola Piccardi, e Gabriele, conhecido como "Paoletto", será defendido pela advogada Cristiana Arru, e Sciarpelletti por Gianluca Benedetti.

O julgamento será assistido por 20 pessoas, já que é público, e oito jornalistas de diversos meios de comunicação.

O julgamento começou com muitas dúvidas, já que esta é a primeira vez que o Estado da Cidade do Vaticano enfrenta um processo penal desta envergadura.

Gabriele pode ser condenado a até quatro anos de prisão e o técnico Claudio Sciarpelletti, acusado de acobertamento, pode ser condenado a um ano de cadeia.

Embora o ex-mordomo já tenha se declarado culpado, isso não influenciará os juízes, já que ele pode estar fazendo isso para encobrir outras pessoas, disseram fontes judiciais do Vaticano.

O papa, como chefe soberano do Vaticano, pode exercer em qualquer momento sua prerrogativa de perdoar o mordomo, mas se não fez isso até agora é sinal de que espera que o julgamento vá até o final.

Durante o julgamento podem ser chamadas várias testemunhas, já que na investigação aparecem eventuais cúmplices que se ocultam sob as letras "B" (aparentemente um sacerdote espiritual de Gabriele), "X" e "W".

Não se descarta também que possa ser chamado o secretário particular do papa, Georg Ganswein, de cujo escritório durante vários anos Gabriele roubou e copiou os documentos secretos.

O escândalo do vazamento de documentos do papa e da Santa Sé, conhecido como "Vatileak", veio à tona no início desse ano, quando uma televisão italiana revelou cartas enviadas a Bento XVI pelo núncio nos EUA, o arcebispo Carlo Maria Viganó, nas quais ele denunciava a "corrupção, prevaricação e má gestão" na administração do Vaticano.

Em 19 de maio foi publicado um livro com uma centena de novos documentos secretos do Vaticano que revelam supostas tramas e intrigas no pequeno Estado, e no dia 24 de maio Gabriele foi detido. Sciarpelletti foi preso um dia depois, mas 24 horas depois foi liberado. Paoleto ficou 53 dias detido, até ser colocado em prisão domiciliar.
____________
Fonte: G1