Paramentos Vermelhos

Pax et Bonum!...

Para o terceiro dia, hoje trago os paramentos vermelhos.



Casula Gótica



Dalmática


Casula Romana


Os paramentos vermelhos são usados: na festa de Pentecostes e dos Mártires, e na Missa do Sacramento da Confirmação.


Pentecostes: é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do Dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentescostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.


Mártires: são pessoas que morrem por sua fé religiosa, pelo simples fato de professar uma determinada religião ou por agir coerentemente com a religião que possui. No decorrer da História porém, a palavra ganhou outros conceitos, como morrer patrioticamente pela liberdade, a independência ou a autonomia de um povo, por um ideal social ou político ou até mesmo em uma guerra. Do ponto de vista cristão e dentro do contexto do Novo Testamento pode-se dizer que mártir é aquele que preferiu morrer a renunciar à sua fé, por defender a veracidade do que consiste "a Palavra de Deus" entregando a própria vida para este fim, para que a essência desta verdade fosse preservada. Entre os cristãos chama-se "batismo de sangue" o mártírio daquele que morre pela fé antes de ter sido batizado. Assim, os Santos Inocentes, as crianças que foram mortas em Belém a mando de Herodes, embora não tenham sido batizados na água diz-se que receberam o "batismo de sangue" por que foram mortos no lugar de Jesus Cristo e por causa Dele. Estes são considerados os primeiros mártires do cristianismo. A Igreja Católica reconhece como válido o chamado "batismo de sangue" no lugar do batismo sacramental. Em geral são considerados mártires aqueles que morrem nas perseguições religiosas.

Pax!



Paramentos Roxos

Pax et Bonum!...

Para o segundo dia, trago os paramentos roxos.


Casula Gótica


Dalmática


Casula Romana

 Os paramentos roxos são usados no Tempo do Advento e no Tempo da Quaresma.

Advento: (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Quaresma: é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica marca para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus. A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

Pax!

Paramentos Verdes - Tempo Comum

Pax et Bonum!...

Hoje começo uma série de postagens de "conjuntos" (casula gótica, dalmática e casula romana) de acordo com cada tempo litugico.

Para começarmos, hoje trago os paramentos verdes.


Casula gótica


Dalmática
 
Casula Romana

O Tempo Comum é um período do Ano litúrgico de trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade, os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. Começa duas semanas após o Natal; este período se interrompe para celebrar a Quaresma e o Tempo Pascal; continua após 50 dias da festa de Pentecostes. Tempo de Esperança.

Pax!

Bispo com seminaristas

Pax et Bonum....


Peço desculpas aos meus leitores por ter passado todos esses dias sem fazer nenhuma postagem, mas é que eu estava passando o Tríduo Pascal na casa dos Redentoristas e não tive tempo de entrar na internet para fazer minhas postagens, prometo que farei o possível para que isso não se repita.

Para hoje trago uma belíssima foto de um bispo com alguns seminaristas. Essa foto é do IBP - Instituto do Bom Pastor (não sei o que os seminaristas são, mas achei essa foto em um album de ordenação sub-diaconal)...

Fiquem com Deus.
Salve Maria!

Tenebrário

Pax Vobis!

Para o dia de hoje, Quarta-feira Santa, trago a foto de um momento do Ofício de Trevas, o momento em que se começa a apagar as velas do tebebrário (candelabro em forma triangular com capacidade para 15 velas).


Fiquem com Deus e um Tríduo Pascal cheio de oração e adoração à Deus.

Pax et Bonum.

Conjunto Roxo

Pax Vobis!

Para hoje trago para vocês fotos de um pluvial roxo e uma casula romana roxa, belo conjunto para o sacerdote usar nas celebrações da Quaresma ou do Advento.

Pluvial


Casula

Eu particularmente achei muito bonita essa combinação do roxo com o prateado...

Até a próxima.

Segunda-feira depois do 2º Domingo da Paixão

Pax Vobis!!!....

Para esta segunda-feira, tinha-vos prometido fotos da Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, da qual eu acolito, peço-vos perdão por não postar as fotos deste Domingo, mas é que não tiraram fotos e como eu estava aoclitando não tive como tirar fotos, mas trago as fotos da mesma Missa do ano passado...

Bênção dos Ramos.



Incensação dos Ramos.


Distribuição dos Ramos.



Missa.





Domingo de Ramos

Pax Vobis!

Para o post de hoje, Domingo de Ramos (nos ritos de 1962, II Domingo da Paixão), trago algumas fotos de tal ocasiao celebrada em Brasília segundo a Forma Extraordinária do Rito Romano.











Aproveito a oportunidade para convidar a todos para participaremda Santa Missa do Domingo de Ramos, na Igreja matriz da paróquia São Sebastião, arquidiocese de Campo Grande-MS, as 14 hs. Endereço: Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo.

Para o post de amanhã colocarei as fotos dessa Missa para aqueles que nao puderam estar presentes.

Salve Maria.

São Pio X

Salve Maria!



Hoje inicia-se as postagens do blog "...:: Sancte Pie Decime ::...", e para o primeiro post trago um vídeo em homenagem ao nosso patrono, São Pio X.




Espero que tenham gostado, e fiquem à vontade para fazer criticas, comentários, sujestões de postagens, etc., o blog é de todos.


Pax.