O que é o Natal?

Salve Maria caros leitores,

Nesse tempo do Advento que está por se encerrar brevemente, estava pensando: o que é de fato o Natal, que celebramos no dia 25 de dezembro? Aí vai a resposta e uma breve explicação.

***

O que significa a palavra Natal?

O temo Natal deriva do Latim Natalis ou Nativitate, que se refere ao nascimento e/ou ao local onde aconteceu o nascimento. Logo o dia do nosso aniversário é a comemoração do nosso nascimento que também poderia ser chamado de nosso natal, assim como no dia 25 de dezembro é o dia da comemoração do Nascimento de Jesus.

Natal de Cristo

O Natal que o mundo inteiro celebra solenemente no dia 25 de dezembro, é a comemoração/celebração do nascimento do Deus menino, Nosso Senhor Jesus Cristo, que outrora fora anunciado pelo Anjo Gabriel:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. entrando, o anjo disse-lhe: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é Contigo.' Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: 'Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.' Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois não conheço homem algum?' Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível.' Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.' E o anjo afastou-se dela." (Lucas 1,26-38)
"In mense autem sexto missus est angelus Gabriel a Deo in civitatem Galilaeae, cui nomen Nazareth, ad virginem desposatam viro, cui nomen erat Ioseph de dono David, et nomem virginis Maria. Et ingressus ad eam dixit: 'Ave, gratia plena, Dominus Tecum'. Ipsa autem turbata est in sermone eius et cogitabat qualis esset ista salutatio. Et ait angelus ei: 'Ne timeas, Maria: invenisti enim gratiam apud Deum. Et ecce concipies in utero et paries fiilium et vocabis nomen eius Iesum. Hic erit magnus et Filius Altissimi vocabitur, et dabit illi Dominus Deus sedem Davis patris eius, et regnabit super domum lacob in aeternum, et regni eius non erit finis'. Dixit autem Maria ad angelum: 'Quomodo fiet istud, quoniam virum non cognosco?'. Et respondens angelus dixit ei: 'Spiritus Sanctus superveniet in te, et virtus Altissimi obumbrabit tibi: ideoque et quod nascetur sanctum, vocabitur Filius Dei. Et ecce Elisabeth cognata tua et ipsa concepit filium senecta sua, et hic mensis est sextus illi, quae vocatur sterilis, quia non erit impossibile apud Deum omne verbum'. Dixit autem Maria: 'Ecce ancilla Domini; fiat mihi secundum verbum tuum'. Et discessit ab illa angelus." (Lucam 1,26-38)
 Quando a Virgem Maria pronunciou o maior Sim de todos os tempos: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra", todo o céu rejubilou imensamente de alegria, e começa então a gestação mais esperada de todos os tempos: a gestação do Filho de Deus.

Origem do Natal

Natal (com letra maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o centro do cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado cívico.

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos (Belquior/Melquior, Baltazar e Gaspar) chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.
____________
Fontes: Bíblia, SuaPesquisa.com, Significados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.