A vestição dos paramentos litúrgicos e as respectivas orações

Salve Maria,
 
Paramentos do Exmo. Revmo.
Dom Antônio Carlos Rossi Keller
Bispo de Frederico Wetphalen
É com imenso prazer que venho através desta postagem, informar que o mais breve possível estaremos publicando uma nova Página emnosso blog, entitulada "Paramentar-se bem", que estará subdividida inicialmente em:

1. Breve revisão histórica;
2. Função e significado espiritual; e
3. As vestimentas litúgicas individuais e as orações que acompanham dus vestidura (as orações estarão em 3 idiomas: Latim, Português e Italiano.

Tal página tem por finalidade divulgar as orações de paramentação e, principalmente, incentivar o uso das mesmas.
Leiam essa página, pois realmente muito interessante. Em alguma parte da página está descrito a concessão de indulgências, para cada oração feita.
Fonte: DEPARTAMENTO DAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS DO SUMO PONTÍFICE, (Site do Vaticano)

    Anunciação do Senhor

    Salve Maria,

    Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.

    Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

    Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

    "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

    Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

    Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

    "Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
    -
    É interessante lembrar que existe uma oração que está explícita toda a Anunciação do Senhor, tal oração chama-se "Angelus" (Anjo do Senhor) - oração que a Igreja recomenda se rezar todos os dias em três horários: 6h, 12h e 18h; ou ao menos un desses.
    ____________
    Fonte: Blog "Ir. Rafael"

    O Véu e Toda a Sua Riqueza

    Salve Maria,

    Esses dias recebi do grupo "Defesa Católica", um e-mail sobre o uso do véu pelas mulheres durante a Santa Missa, achei muito interessante e útil o artigo, então resolvi compartilhar com vocês. Segue o artigo.

    ************

    Do respeito

    As mulheres católicas compreendem o uso do véu na integralidade do seu valor espiritual, considerando acertadamente que tal símbolo é resultante do verdadeiro respeito e honra que a Santa Igreja de Cristo reserva às mulheres de todas as épocas. O uso do véu por parte das mulheres, durante a Missa, é um sinal inequívoco de respeito, modéstia e castidade. É sinal de recolhimento e de obediência para com Deus, com a Tradição e com a única Igreja de Cristo, demonstrando assim, ser filhas da Mãe do Salvador pelo exemplo.

    Da obediência

    Da parte destas, temos a questão primordial da obediência ao ensinamento da Igreja, obediência que não deve ser observada de forma flexível, adotando aquilo que mais parece conveniente e refutando o que lhe parecer desconfortável. É bom frisar que o termo é obediência e não concordância. Quem desobedece a Tradição, desobedece a Deus.

    Foto retirada do blog:
    "Liturgia Católica Romana"
    Do exemplo de Mãe

    As mulheres na Igreja vêem a Mãe de Deus e todas as santas de nossa Igreja como suas ancestrais espirituais e verdadeiros exemplos para a conduta na vida. Em nossos ícones, a Mãe de Deus e todas as santas invariavelmente são registradas com o véu, o que indiscutivelmente remete a um sinal de modéstia e castidade. As mulheres católicas, cobrem a cabeça durante a Missa em memória Daquela que trouxe ao mundo o Próprio Salvador. Se a Mais Pura e Abençoada compreendia ser lícito cobrir a cabeça, será que as mulheres católicas podem considerar o uso do véu como algo antiquado ou ridículo?

    Da Tradição e das Sagradas Escrituras

    Foto retirada do blog:
    "Aprendendo a ser Católica"
    Ao cobrir a cabeça durante a Missa, as mulheres atentam para a Santa Tradição da Igreja e para o ensinamento das Sagradas Escrituras. É comum que críticos deste costume piedoso, indiquem que o véu é um “símbolo de submissão”. É, portanto, necessário expor que tal informação é verdadeiramente correta. Pois aqui tratamos da submissão de nossa vontade à Autoridade de Deus.Mais uma vez, a mulher católica, tem em mente a Toda Pura e Santa Mãe de Deus, que se submeteu integralmente em obediência à Autoridade de Deus, conforme aprendemos de Suas santas palavras: “Ecce ancilla Domini; fiat mihi secundum verbum tuum”. “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Evangelium Secundum Lucam, I, 38. Quem determina que as mulheres usem véu na Igreja, é São Paulo: “In vobis ipsi iudicate: decet mulierem non velatam orare Deum?” “Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher faça oração a Deus, não tendo véu?” (AD Corinthios Epistula I Sancti Pauli Apostoli, XI, 13). Na Primeira Epístola aos Coríntios diz: “Non enim vir ex muliere est, sed mulier ex viro; etenim non est creatus vir propter mulierem, sed mulier propter virum. Ideo debet mulier potestatem habere supra caput propter angelos”. “O homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem; e o homem não foi criado para a mulher, mas sim a mulher por causa do homem. Por isso, a mulher deve trazer sobre a sua cabeça o sinal da submissão por respeito aos anjos”. (AD Corinthios Epistula I Sancti Pauli Apostoli, XI, 8-10). São Paulo também diz: “Imitatores mei estote, sicut et ego Christi. Laudo autem vos quod omnia mei memores estis et, sicut tradidi vobis, traditiones meas tenetis. Volo autem vos scire quod omnis viri caput Christus est, caput autem mulieris vir, caput vero Christi Deus. Omnis vir orans aut prophetans velato capite deturpat caput suum; omnis autem mulier orans aut prophetans non velato capite deturpat caput suum; unum est enim atque si decalvetur. Nam si non velatur mulier, et tondeatur! Si vero turpe est mulieri tonderi aut decalvari, veletur. Vir quidem non debet velare caput, quoniam imago et gloria est Dei; mulier autem gloria viri est.” “Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo. Eu vos felicito porque em tudo vos lembrais de mim e guardais as tradições, tais como eu vo-las transmiti. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça do homem; o homem é a cabeça da mulher e a cabeça de Cristo é Deus. Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. E toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua cabeça, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, que se corte o cabelo. Ora, se é desonroso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem.” (AD Corinthios Epistula I Sancti Pauli Apostoli, XI, 1-7).

    Do Código de Direito Canônico

    Foto retirada do blog:
    "A sós como o Só"
    Está escrito no Código de Direito Canônico de 1917: Cânon 1262, que a mulher tem que cobrir suas cabeças-“especialmente quando se aproximam da mesa sagrada (altar)”. “Mulieres autem, capite cooperto et modest vestitae, maxime cum ad mesnam Domincam accedunt”. Quando o Código de Direito Canônico de1983 foi produzido, a questão do véu simplesmente não foi mencionada (não foi abolida, simplesmente não mencionada). De qualquer forma, Cânones 20-21 do Código de Direito Canônico de 1983 deixa claro que a nova Lei Canônica só abole a Velha Lei Canônica quando eles escreverem explicitamente isto, e que em caso de dúvidas, a Lei Antiga não deve ser revogada, pelo contrario; Cânon 20 (Código Direito Canônico). Consequentemente, de acordo com a Lei Canônica e o costume, a mulher continua tendo o dever de cobrir suas cabeças. O que se ouve hoje é que ninguém usa mais isso, ninguém respeita mais.

    É uma pena; afinal, qual lei se respeita, hoje?

    Vitor Martins
    ____________

    Fonte: E-mail recebido do Defesa Católica


    Solenidade de São José

    Salve Maria,

    Hoje a Igreja celebra a solenidade de "São José - esposo da Virgem Maria e Patrono Universal da Igreja". Segue uma breve biografia e um vídeo do programa Christo Nihil Praeponare em que o Revmº. Pe. Paulo Ricardo de Azevedo, fala sobre a solenidade que a Igreja celebra hoje.

    ************

    A devoção a São José na Igreja Católica é antiquíssima. A Igreja do Oriente celebra-lhe a festa desde o século nono, tendo os Carmelitas introduzido tal festa na Igreja ocidental. Os Franciscanos em 1399 já festejavam a comemoração do santo Patriarca. Xisto IV inseriu-a no breviário e no missal; Gregório XV generalizou-a em toda a Igreja. Clemente XI compôs o ofício com os hinos para o dia 19 de março e colocou as missões da China sob a proteção de São José. Pio IX introduziu, em 1847, a festa do Patrocínio de São José e, em 1871 declarou-o PADROEIRO DA IGREJA CATÓLICA; Leão XIII e Benedito XV recomendaram aos fiéis a devoção a São José, de um modo particular, chegando este último Papa a inserir no missal um prefácio próprio.

    Nada sabemos a respeito da infância de São José, tampouco da vida que levou, até o casamento com Maria Santíssima. Os santos Evangelhos não nos dizem cousa alguma a respeito; limitam-se apenas a afirmar que José era justo, o que quer dizer: José era cumpridor da lei, homem santo.

    Que a virtude e santidade de São José foram extraordinárias, vemos pela grande missão que Deus lhe confiou. Segundo a Doutrina de São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado, a que destina o indivíduo. Pode imaginar-se dignidade maior que a de S. José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho? Maria Santíssima, consentindo no enlace com o santo descendente de David, não podia ter outra cousa em mira, senão uma garantia para o futuro, uma defesa de sua virtude e uma satisfação perante a sociedade, visto que no Antigo Testamento não era conhecida, e muito menos considerada, a vida celibatária. Celebrando o contrato, Maria Santíssima certamente o fez com a garantia absoluta da pureza virginal, que por inspiração divina votara a Deus.

    Ao realizar-se a grandiosa obra da Encarnação do Verbo , o Arcanjo Gabriel comunicou-se o grande mistério, que nela se havia de realizar e, após pronunciar o "fiat", consentindo sua maternidade operada pelo Espírito Santo, deixou São José em completa ignorância. Com esse consentimento, dirigiu-se à casa de Isabel, onde se demorou três meses e, de volta para casa, seu estado causou no espírito se São José as mais graves preocupações e cruéis dúvidas. A virtude e a santidade da esposa estavam acima de qualquer suspeita, não lhe permitindo explicação menos favorável. Nesta perplexidade invencível, resolveu abandonar a esposa e, quando tudo já estivesse providenciado para a partida, um Anjo do Senhor lhe aparece em sonhos e lhe diz: : "José, filho de Davi, não temas admitir Maria, tua Esposa, porque o que nela se operou é obra do Espírito Santo". Foram assim de vez dissipadas as negras nuvens do espírito de José. Com quanto respeito, com quanta atenção não teria tratado aquela, que pela fé sabia ser o tabernáculo vivo do Messias.

     Ignora-se quando São José morreu. Há razões que fazem supor que o desenlace se tenha dado antes da vida pública de Jesus Cristo. Certamente não se achava mais vivo quando seu Filho morreu na cruz; do contrário não se explicaria porque Jesus recomendou a Mãe a São João Evangelista, não tendo por isto razão, se estivesse vivo São José.
    
    Faixada da Igreja Matriz da Paróquia São José
    Arquiciocese de Campo Grande/MS
    
    Que morte santa terá tido o pai nutrício de Jesus! Que felicidade morrer nos braços do próprio Jesus Cristo, tendo à cabeceira a Mãe de Deus! Mortal algum teve igual ventura. A Igreja com muita razão invoca São José como padroeiro dos moribundos e os cristãos se lhe dirigem com confiança, para alcançar a graça de uma boa morte.

    Não existem relíquias de S. José, tampouco sabe-se algo do lugar onde foi sepultado. Homens ilustrados e versados nas ciências teológicas houve e há que defendem a opinião que S. José, em atenção a sua alta posição e grande santidade, foi, como São João Batista, santificado antes do nascimento e já gozava de corpo e alma da glória de Deus no céu, em companhia de Jesus, seu Filho e Maria, sua Santíssima esposa.

    Grande deve ser a nossa confiança na intercessão de S. José. Não há pessoa, não há classe que não possa, que não deva se lhe dirigir. Santa Tereza, a grande propagandista da devoção a São José, chegou a dizer: "Não me lembro de ter-me dirigido a São José, sem que tivesse obtido tudo que pedira".

    Glorioso São José, valei-nos!


    ************

    Oração à São José

    A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
    Protegei, ó guarda providente da divina família, a raça eleita de Jesus Cristo.
    Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade.
    Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente, e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.
    ____________

    Fonte-texto: Página Oriente

    Fonte-oração: Movimento do Rosário Permanente
    ____________

    A minha batina...

    Salve Maria

    Achei esse pequeno poema sobre a batina feito por Dom Francisco D'Aquino Correa, e achei que deveria compartilhá-lo com os leitores desse Blog.


    Se gostou, por favor comente; vamos apoiar o uso da batina por parte dos clérigos.

    Santo Terço contra o aborto dia 18/03 na praia de Copacabana às 15 horas

    Salve Maria à todos!

    O nosso Blog adere com essa postagem, à um acontecimento muito importante que irá acontecer no RJ.



    A partir de 18 de março de 2012 e a cada terceiro domingo do mês, um grupo estará rezando publicamente o Santo Terço em favor da vida e contra o aborto. Convidamos todos os católicos que participem e levem suas famílias e amigos para participar deste evento. Haverá faixas, estandartes e distribuição de panfletos esclarecendo a legalização do infanticídio que estão querendo promover com a reforma do Código Penal Brasileiro.

    Todos estão convidados e será um grande prazer recebê-los. Que Deus abençoe a todos.
    ___

    Quero pedir encarecidamente à todos os leitores do "..:: Católico Apostólico Romano ::..", que abrassem essa causa, seja você de qualquer lugar do país ou do planeta; é uma perfeita iniciativa para mostrar publicamente que nós católicos nos importamos com toda e qualquer vida e que não apoiamos nenhum tipo de ação que vá contra ela.

    Forme um grupo em sua Paróquia ou comunidade e vamos rezar juntos, se não der para rezar no mesmo dia e horário, que seja em um outro dia da semana, o que importa é que não fiquemos parados de braços cruzados, vendo absurdos que acontecem em nossa sociedade que vão contra toda a nossa Fé.

    Os que puderem, por favor, tirem fotos e nos envie que iremos postar em nosso Blog. Obrigado e Deus abençoe à todos nós.
    ____________

    Apoio: "Sentinela Católico", "A VIDA SACERDOTAL", "Fratres in Unum", "..:: Católico Apostólico Romano ::.."

    Igreja evangélica é acusada de poluição sonora, e tem cultos suspensos

    Salve Maria,

    Hoje trago uma notícia que foi importada do Portal de Notícias "Campo Grande News". A matéria fala por si só. Logo abaixo a notícia segue o comentário que infelizmente, não coube inteiro no portal.

    ************

    Acusada de poluição sonora, igreja evangélica recorre ao TJ para liberar cultos


    A igreja evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém, em Corumbá, recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para derrubar a liminar que proíbe a realização de cultos.

    A medida foi imposta pelo juiz da 3ª Vara Cível, Vinicius Pedrosa Santos, após denúncia de poluição sonora. Vizinha ao imóvel, que está em reforma, uma idosa afirma conviver com ”sons ensurdecedores” nos últimos dois anos, das 8h às 23h.

    De acordo com a denúncia, o templo passa por reformas e não conta com nenhuma proteção acústica. No processo, também foram anexadas fotografias para comprovar a reforma.

    De acordo com o juiz, a liberdade de culto não autoriza a poluição sonora e a igreja deve se adequar às normas ambientais. A decisão, proferida na última segunda-feira, dava prazo de 24 horas para suspensão dos cultos, sob pena de multa diária de R$ 500.

    Em entrevista ao Diário Online, na quinta-feira, o pastor e 2º vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus, João Lucas Martins, disse que há 45 dias a igreja assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público para a adequação do templo.

    O acordo estabeleceu período de 60 dias para colocar o isolamento acústico, o prazo termina em 26 de março. O pastor também afirma que a sentença do juiz é discriminatória.
    ____________

    ____________

    Meu comentário (na íntegra) que não coube no portal:

    "O "nome" que essa igreja tem é até que interessante "assembléia de Deus". Ora pois se eles se intitulam a assembléia de Deus, não acham que deveriam se portar como uma assembléia como as outras, onde existe Ordem, respeito mútuo e acima de tudo ESTÁ SEMPRE DENTRO DA LEI??? Para que o Tribunal de Justiça interceda pondo uma liminar proibindo ações do templo, logo existe algo de errado, pois as pessoas que o frequentam estão indo tanto contra o significado do próprio nome, quanto indo contra a lei. A coisa está feia para o lado de vocês hein... Acho que deveriam repensar o modo como agem, pois não estão somente deixando os vizinhos cíveis do templo "surdos" como acham que Deus já está surdo (ao ponto de terem que gritar para que Ele os ouçam) ou pior: acabam colocando o Divino Nome de Deus na sarjeta (pois um grupo de pessoas que se reúnem para prestar louvores a Deus e que colocam o nome d'Ele no nome dessa igreja); isso é vergonhoso não acham??? Pensem e meditem sobre isso, que talvez não precisarão passar por tal transtorno novamente. Que Deus abençoe a todos nós."

    Cânon Romano

    Salve Maria,

    Trago hoje alfo sobre o Sagrado Cânon Romano - rezado em Latim, língua oficial da Igreja Católica.

    Decreto dogmático do Concílio de Trento sobre o Santíssimo Sacrifício da Missa:

    “Sendo conveniente que as coisas santas devam ser operadas santamente, e constando ser este sacrifício a coisa mais santa entre todas, a Igreja Católica, para que fosse oferecido e recebido dignamente e com reverência, estabeleceu há muitos séculos o sagrado Cânon, tão livre de todo erro nada incluindo que não emane em máximo grau, certa santidade e piedade, e eleve a Deus os ânimos dos que oferecem o santíssimo sacrifício, porque o Cânon consta das mesmas palavras do Senhor e das tradições dos Apóstolos, assim como do que foi piamente estabelecido pelos santos Pontífices”