A Resposta Católica: “Ainda se celebra missa pelos mortos?”

Caro Amigos.
Salve Maria!

Deus, em sua infinita misericórdia, quer que todos os homens sejam salvos, que todos participem da Sua vida bem-aventurada, pois, para isso foram criados. O sacramento da confissão é um aliado primordial na purificação dos pecados, mas, e quanto à culpa que decorre da ofensa a Deus? Como expurgá-la? Qual a validade da missa em intenção das almas dos fiéis defuntos? E o que diz o Código de Direito Canônico sobre as espórtulas dessas missas? (Pe. Ricardo)



Fonte: Christo Nihil Praeponere

2 comentários:

  1. Salve Maria!

    As chamadas missas de requiem dedicadas a um único fiel falecido, com paramentos negros ou roxos, em que não se cantam o glória nem o credo e que tem um "próprio" próprio de sua missa infelizmente estão caindo em desuso. As missas comunitárias que não são encomendadas, mas simplesmente com intenções não trazem em si a natureza do luto (como por exemplo não cantar o glória, isso óbvio aos domingos e solenidades).
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Gustavo

    Infelizmente as Missas de Requiém estão mesmo caindo em desuso, pena, pois nela fica claramente expressa o sentido e a natureza do luto em si (falo pois já assisti à uma Missa dessas).

    ResponderExcluir

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.