San Giovanni Melchior Bosco

Salve Maria,

Hoje, dia 31 de janeiro, a Igreja Católica está em grande festa, pois comemora o dia de São João Bosco, considerado pai e mestre dos jovens e fundador da obra salesiana presente em todo o mundo. Segue um pouco de sua história.

************


João Bosco nasceu nos Becchi, região da Itália, aos 16 de agosto de 1815. Filho de Francisco e Margarida, parecia ter um futuro pouco diferente dos camponeses de sua terra, não fosse o plano que Deus lhe reservava.

Com apenas dois anos de idade, Joãozinho perde o pai, vítima de uma forte pneumonia. Mamãe Margarida, mulher forte e dedicada, não gasta tempo com lamentações: assume o trabalho de sustentar a família. Aos nove anos teve um sonho que marcou seu futuro. Nele, um bando de animais selvagens se transforma em mansas ovelhas. Aparecem um homem e uma senhora dizendo coisas que só mais tarde compreenderia.

Deus o chamava para ser padre. Mas para isso precisava estudar. As dificuldades, sobretudo financeiras, o obrigavam a muitos sacrifícios. Chegava a trocar o tempo de descanso pelo de estudo. Aos 30 de setembro de 1835 João Bosco entra para o seminário de Chieri. Sua mãe lhe diz: “Quando você nasceu, lhe consagrei a Nossa Senhora, ensinei a querê-la bem. Agora lhe recomendo que seja todo dela”. 5 de junho de 1841, o Arcebispo de Turim estende as mãos sobre a cabeça de João Bosco, invocando o Espírito Santo para que o consagre sacerdote para sempre. Quando ele se levanta é Dom Bosco.

Garelli apanha do sacristão por não saber ajudar na Missa. É o primeiro garoto do oratório de Dom Bosco. Neste mesmo dia os dois rezam juntos uma Ave-Maria e se tornam amigos. Esta Ave-Maria se tornará fonte de muitas bênçãos. Reunindo um grupo de jovens, Dom Bosco inicia uma experiência que chamou de Oratório. Aí os jovens se reúnem para se divertir, rezar e receber instruções úteis para a vida.

Molestado por forte pneumonia, Dom Bosco cai enfermo. Os jovens, com medo de perde-lo, fazem vigílias de oração e oferecem sacrifícios pela sua saúde. Ao recuperá-la ele promete: “Devo minha vida a vocês. Estejam certos: também a gastarei por vocês”.

Dom Bosco está sempre com eles: “Aqui entre vocês me sinto bem. Minha vida é mesmo estar com vocês”. Tornara-se o padre dos jovens.

Numa visita a um presídio, Dom Bosco se comove ao deparar-se com numerosos jovens saudáveis, robustos, condenados a viver naquele lugar sujo e deseducativo. Era preciso evitar que eles fossem parar ali. Deste propósito nasce o método educativo salesiano, ou Sistema Preventivo de Dom Bosco.

No início eram três. Agora, centenas. Muita gente ajudava Dom Bosco. Mas ele precisava de pessoas que estivessem com os meninos em tempo integral, que pudessem doar-lhes toda a vida. Deus o inspirou numa resposta a esta necessidade. A 8 de dezembro de 1859, Dom Bosco funda a Sociedade Salesiana. Ele assim a chamou em honra a São Francisco de Sales, o Santo da Bondade.

Fundou ainda as Filhas de Maria auxiliadora, os Cooperadores Salesianos, o grupo dos Ex-Alunos. A Família Salesiana hoje já conta com mais de vinte institutos religiosos e laicais. Em Mato Grosso do Sul nasceram as Irmãs de Jesus Adolescente.

Aos 65 anos de idade Dom Bosco veio atender a um pedido do Santo Padre, o Papa Leão XIII. Este lhe entrega a construção da basílica dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Movido por um grande zelo pela Igreja e confiando na divina Providência ele pôs-se a fazer numerosas viagens por toda a Europa em busca de recursos.

Preocupado que os jovens não fossem somente bons cristãos, mas também honestos cidadãos, Dom Bosco inicia as escolas profissionais. Em 1835, seus jovens começaram a dar as primeiras marteladas.

Acusado de ser revolucionário, Dom Bosco foi vítima de vários atentados. Repetidas vezes o misterioso “Grigio” surgia do nada para lhe salvar a pele. Dom Bosco não tinha dúvidas: “Grigio” fora mandado por Deus.

Em um sonho Dom Bosco viu uma tribo de índios robustos, entre os quais caminhavam alguns missionários. Eram os Salesianos. Em 1875 ele envia a primeira expedição missionária à Terra do fogo, Argentina.

“Diga aos meus jovens que os espero a todos no céu”. Desgastado como uma vela que se queima, Dom Bosco entra na luz. Era madrugada do dia 31 de janeiro de 1888. Despediu-se da terra num pequeno quarto do Oratório de Valdocco.

Dia 1 de abril de 1934, com o título de Pai e Mestre da Juventude, Dom Bosco é aclamado Santo pelo Papa Pio XI. Hoje o seu exemplo de vida convida você a desde cedo entregar a sua vida por uma causa nobre.

************

Oração à São João Bosco

Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.
Amém.
____________

Fonte: Site Unisalesiano - Lins/SP
Fonte(oração): Orações Católicas
____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.