O ministério sacerdotal é...

Salve Maria caros leitores,

Hoje em que comemoramos o dia do Padre, trago para vocês um belo texto do Catecismo Católico Popular sobre o ministério sacerdotal; vejam:

‎"O ministério sacerdotal é penoso porque os sacerdotes têm graves obrigações a cumprir: têm de rezar todos os dias o ofício divino no seu breviário, que leva cerca de uma hora; são obrigados ao celibato durante toda a vida; tem obrigação de ir a qualquer hora, e muitas vezes de noite, visitar os doentes, mesmo que estejam atacados de doenças contagiosas e ministrar-lhes os últimos sacramentos. Muitas vezes, tem de passar horas e horas a ouvir confissões, muitas vezes também tem de estar em jejum muito tempo para dizerem missa tarde. Cumpre-lhes evitar os divertimentos mundanos (ainda mesmo lícitos); devem ser generosos para com os pobres, e edificar a todos com bons exemplos para serem o sal da terra. Além disso, quanto mais o padre estiver animado pelo zelo pelas almas, tanto mais exposto estará às perseguições e às suspeitas caluniosas, sobretudo na nossa época. O mundo costuma recompensar muito mal o padre animado de espírito apostólico; os mundanos procedem para com o sacerdote como o cão da fábula, mostrando os dentes e mordendo as mãos àquele que procurava tirá-lo da água. O ministério sacerdotal impõe uma grande responsabilidade: se o lobo vem e devora as ovelhas, é ao pastor que se pedirá conta delas. Os sacerdotes um dia hão de dar conta de todas as almas que lhes foram confiadas, e os que tiverem de dar contas de muitas almas, tem deveres penosos e perigosos. No dia em que foi ordenado, S. João Crisóstomo dizia em um sermão: "agora é que eu preciso de muitos milhares de intercessores, para que no dia do juízo não seja lançado nas trevas exteriores". (Catecismo Católico Popular, Francisco Spirago)

Rezemos por todos os nossos padres nesse dia e em todos os outros, pois sem eles nehhum de nós teria a Sagrada Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.