Comemoração dos Todos os Fiéis Defuntos - 1ª classe

Réquiem aetérnam dona eis Domine,
et lux perpétua lúceat eis!
Riquiéscant in pace.
Amen.

Na celebração da Missa de Finados na rito tridentino (forma Extraordinária do Rito Romano), o Sacerdote oferece três Missas seguidas, multiplicando assim o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo no calvário pelo alívio e salvação das almas do Purgatório.

A primeira Missa é solene [n.d.r.: cantada] e oferecida pelas intenções do Sacerdote; a segunda é rezada pelas intenções do Papa, e terceira, pelas santas almas do purgatório.

Transcrevemos a seguir o ensinamento da Santa Igreja sobre o Dia de Finados:

************

Do Catecismo Maior de São Pio X

Capítulo XI - Da comemoração dos Fiéis Defuntos

226. Por que depois da festa de Todos os Santos a Igreja faz a comemoração de todos os Fiés Defuntos?

Depois da festa de Todos os Santos, a Igreja faz a comemoração de todos os Fiéis Defuntos que estão no Purgatório porque é conveniente que a Igreja militante, depois de ter honrado e invocado com uma festa geral e solene o patrocínio da Igreja triunfante, vá em socorro da Igreja padecente, com um sufrágio geral e solene.

227. Como podemos nós sufragar as almas dos Fiéis Defuntos?

Podemos sufragar as almas dos fiéis defuntos com orações, com esmolas e com todas as outras boas obras, mas sobretudo com o Santo Sacrifício da Missa.

228. Segundo o espírito da Igreja, por quais almas devemos aplicar os nossos sufrágios na comemoração dos Fiéis Defuntos?

Na comemoração dos Fiéis Defuntos é muito bom aplicar os nossos sufrágios não só pelas almas dos nossos parentes, amigos e benfeitores, mas ainda por todas as outras que se encontram no Purgatório.

229. Que fruto devemos tirar da comemoração de todos os Fiéis Defuntos?

Da comemoração de todos os Fiéis Defuntos devemos tirar este fruto: 1º - pensar que também nós havemos de morrer em breve e apresentar-nos no tribunal de Deus para Lhe prestar contas de toda a nossa vida; 2º - conceber grande horror ao pecado, considerando quão rigorosamente Deus o castiga na outra vida; e 3º - satisfazer nesta vida à justiça divina, com obras de penitência, pelos pecados cometidos.

Rezemos pelas almas do Purgatório.

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno
E a luz perpétua os ilumine.
Descansem em paz.
Amém.
____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.