Diocese vai à Justiça contra foto de seminu em igreja no interior de SP

Salve Maria,

Olhando as notícias no portal do G1, vi essa reportagem que me chamou muito a atenção e achei que deveria postar no Blog, para mostrar até onde vai o respeito pelo Sagrado e pela Igreja de Cristo. É simplesmente revoltante.

Segue a reportagem:

Um ensaio fotográfico deixou a comunidade católica de Catanduva (SP) revoltada. Fotos de modelos usando roupas íntimas foram tiradas dentro da Igreja Matriz da cidade. A Diocese está investigando como essas pessoas entraram no local e vai levar o caso à Justiça.
A polêmica surgiu quando as fotos foram parar nas redes sociais. O trabalho feito por um fotógrafo profissional, que presta serviços para prefeitura, retrata modelos como anjos dentro da igreja de São Domingos. Alguns registros também usaram também cemitérios da cidade como locação. "As fotos ficaram no meu facebook há muito tempo, desde o meio do ano passado. As pessoas estão distorcendo o fato agora. Não pensei em malícia, nem em prejudicar a igreja, não foi minha intenção. Quando fui tirar a foto, não tinha ninguém lá para pedir autorização", disse Márcio Costa, fotógrafo das imagens.
Ensaio fotográfico erótico ocorrido dentro da Igreja Matriz  de Catanduva-SP
e cemitério da mesma cidade.
Mesmo sendo consideradas "uma expressão artística e cultural" pelo fotógrafo, as fotos tiradas na Igreja Matriz incomodaram os integrantes da diocese de Catanduva. Eles alegam que faltou bom senso ao usar um templo religioso como cenário de um trabalho que não tem caráter educacional, e por isso, com a ajuda do advogado da diocese, Flávio Thomé, vão levar o caso à Justiça.
Para Thomé, o principal erro do autor das imagens foi não pedir autorização para entrar e realizar as fotos dentro de um ambiente que, apesar de aberto a toda a população, continua sendo propriedade privada. "Inúmeras pessoas ligaram na paróquia para avisar das fotos. A Diocese ficou surpresa e com uma vontade muito grande de censurar. Os padres se mostraram muito sentidos. A igreja é um símbolo sagrado e é crime praticar tal ato, pode-se gerar ação de danos morais e ação penal tanto para o fotógrafo, quanto para os modelos", comenta Thomé.
O padre responsável pela Paróquia não quis falar sobre o assunto, mas nas ruas os moradores também desaprovaram a atitude do fotógrafo. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Catanduva, o fotógrafo é funcionário do local, mas o trabalho foi realizado pelo estúdio particular dele, não tem nenhuma ligação com o órgão e, por isso, não irá se posicionar sobre o assunto.

____________
Fonte: G1

4 comentários:

  1. Lembrando que o fotógrafo disse na entrevista que é dizimista e fiel... Pobre coitado.

    ResponderExcluir
  2. Gente estou sem palavras com isso tudo, Sou fotógrafo a alguns anos, e quando decidi seguir esse profissão sempre, decidi também fotografar todos as idades, bebês, crianças, adolescentes e adultos, e sempre tive o maior cuidado e delicadeza de não tirar fotos de pessoas com um decote grande, meninos sem camiseta, meninas com roupas curtas de mais.. pois como trabalho com publico em geral "assim dizer" não acho certo uma criança cliente entrando no meu site e vendo fotos de um moça com um decote enorme, isso é uma imagem negativa para o fotografo em visão de muitas pessoas, e tem SIM que ser pensado antes de você marca as fotos da pessoa, pergunta q roupas vão ser usadas, como vai ser e onde vai ser.. para não expor negativamente o fotógrafo e nem a cliente..
    Não sei que ideia tola desse fotógrafo (desculpe dizer, mais para mim é um amador, totalmente sem postura) pois profissionais nunca pensaria em fazer uma situação dessa..
    Além dele fazer as fotos, fez escondido e ainda queria fazer uma exposição.. Sem ter a autorização de um local fechado, sem pedir para o responsável da igreja, e ainda quer fazer uma exposição, sem falar que são fotos que de um modelo semi nu, e ate tem fotos do modelo nu.. um absurdo, eu acho que esse mundo esta ficando muito doido, ou eu que sou muito certo..
    Obrigado pela atenção até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria Thiago,
      É bom saber que ainda temos profissionais de diversas áreas que respeitam os bons costumes e o pudor, não se deixando corromper pelo simples fato de obter bens materiais mais rápido, mais dinheiro, sem nenhum escrúpulo.
      Que Deus abençoe o vosso trabalho.
      Pax Christi!

      Excluir

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.