Impressões de uma primeira Missa Tradicional

O artigo que segue foi publicado no blog do Padre Zuhlsdorf e traduzido gentilmente por Fabiano Rollim. A marcação em negrito e os comentários em vermelho são do próprio padre.

Impressão de um leitor sobre sua primeira Missa Tradicional (Pontifical!)

Um leitor enviou sua impressão sobre a primeira Santa Missa a que ele assistiu na Forma Extraordinária, e não foi apenas uma Missa Rezada:

Assisti à minha primeira Missa Tradicional em Latim na semana passada. Foi uma linda Missa Solene Pontifical celebrada pelo meu bispo. Durante e após a Missa, tive três grandes impressões:

1. Percebi o quão séria, reverente e solene foi a Missa. Durante a Missa me dei conta de que é exatamente assim que uma Missa deveria ser: séria, reverente a solene. A Missa colocou-me num estado de reflexão sobre as “Últimas Coisas”. Isso me pareceu apropriado, já que um dos propósitos do culto Católico é ajudar a sermos conduzidos ao Céu. [Exatamente, como eu disse a um grupo de jovens no Oratório de Brompton na semana passada, a Missa tem de nos ajudar a nos prepararmos para a morte.] Por comparação, vejo que a Forma Ordinária faz-nos sentir muito confortáveis, tipo “eu sou bom, você é bom” (isto é, não precisamos mudar), mais do que focar nossa atenção e fazer com que mudemos (movamo-nos) interiormente.

2. A presença de rubricas mais intrincadas fez sentido para mim. A Eucaristia é o todo e a substância de nosso culto. Então, por que isso não deveria estar refletido em tudo o que acontece durante a Missa? [Mais uma vez, BINGO!] Gestos e posturas corporais são importantes, mesmo para aqueles que não estão fazendo tais gestos. Eles nos tiram do ordinário e ajudam-nos a focar. Os americanos ficam de pé durante um juramento ou a execução do hino nacional. Levamos nossas mãos ao coração. Fazemos isso em sinal de respeito e para mostrar que o que estamos fazendo é diferente, especial. Seja o sacerdote sejam os coroinhas, seus gestos mostram para a assembleia que o que está acontecendo ali é diferente e especial se comparado ao que acontece no mundo do lado de fora.

3. Ajoelhar para receber a comunhão pareceu tão apropriado. Geralmente recebo a comunhão na boca, então isso não foi diferente, mas ajoelhar pareceu-me mais reverente. De novo, é uma postura que reflete a seriedade do que está acontecendo. Ficar de pé indica condição de igualdade. Ajoelhar é um sinal de humildade e reflete o fato de que não estamos na mesma posição dAquele a quem recebemos.

* * *

E você, caro leitor, recorda-se de suas primeiras impressões ao assistir à Santa Missa Tradicional? Deixe-as na caixa de comentários.
____________
Fonte: Matéria importada do Fratres in Unum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.